É provável que uma das maiores reclamações do setor leiteiro seja o fato de os produtores rurais não aplicarem as técnicas e os avanços estudados e alcançados nos institutos de pesquisa, o que dificulta a evolução da atividade leiteira.

Assim, o objetivo do Projeto Balde Cheio é promover o desenvolvimento da pecuária leiteira, mediante o processo de transferência de muitas dessas tecnologias já disponíveis para extensionistas de entidades públicas ou privadas, bem como para produtores.

Nesse processo, aplica-se uma metodologia inovadora, em que propriedades leiteiras de cunho familiar são utilizadas como "sala de aula prática", com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos (pesquisadores, extensionistas e produtor rural).

Essas propriedades familiares servem também de exemplo, para demonstrar a sustentabilidade, ou seja, sua viabilidade técnica, sua rentabilidade econômica, sua gestão ambiental e sua justiça social. Essas propriedades quando alcançam uma fase na adoção das tecnologias recomendadas pelo projeto, passam a ser chamadas de unidades de demonstração, Os principais resultados obtidos são a recuperação da extensão rural como fator fundamental para o desenvolvimento do setor e o resgate da dignidade do Produtor Rural. Dessa forma o Projeto Balde Cheio contribui para a fixação da família no campo.

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DO PROJETO BALDE CHEIO DE LUZ - APPBCL
Juntamente com o início do projeto Balde Cheio em Luz, no dia 10/01/2008, no mesmo é constituída a Associação dos Produtores do Projeto Balde Cheio de Luz, idealizada por produtores e adotada pelo Sicoob Crediluz, que enxergou um potencial enorme para a solução de gargalos que sempre assombram a atividade leiteira.

Diante da contribuição do Sicoob Crediluz ao Projeto Balde Cheio em setembro de 2008 com a força do produtores foi fundada a Associação (www.baldecheioluz.com.br). Desde então a contribuição da cooperativa tem sido de grande importância para o alcance de resultados. Atualmente a cooperativa doa recursos através do FATES para custear o investimento em um Médco Veterinário e uma Estagiária que ambos contribuem para o fortalecimento da associação.

OBJETIVO GERAL - APPBCL
Promover o desenvolvimento e crescimento dos associados mediante ações e projetos que tenham a capacidade de interferir diretamente nos resultados de cada membro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - APPBCL
Otimizar uma Central de Compras voltada para a busca de soluções conjuntas de interesse econômico, com foco no mercado local para compras de insumos, medicamentos, produtos e serviços, proporcionando assim melhores resultados à atividade de nossos parceiros, clientes e associados;
 
Capacitar os associados na gestão de seus empreendimentos;
 
Realizar parcerias que estimulem a sustentabilidade dos negócios de nossos associados;
 
Promover melhoria na genética do rebanho dos associados;
 
Otimizar um canal de vendas e comercialização de produtos (máquinas, equipamentos e animais) que facilitem o acesso ao mercado e a melhores condições de preço.