Conhecendo de perto a Cooperativa de Crédito Rural de Bom Despacho (Credibom), um grupo de produtores rurais pensou em fundar também uma cooperativa em Luz, procurando despertar as lideranças rurais e unir produtores para apoiar a ideia.

Realizou-se então uma reunião preliminar para discutir a viabilidade do projeto, composta por Otaviano Izidorio de Carvalho, Luiz Antônio Garcia de Carvalho e Idelmar José de Oliveira; todos estes diretores da Cooperativa de Produção Agropecuária de Luz (Copagro).

Depois de vários encontros, estudos e análises decidiram levar adiante o projeto e procuraram o presidente da Credibom, Sr. Jacques Gontijo Álvares, que deu o apoio necessário para a realização deste sonho.

26/08/1988 - Criação da Cooperativa de Crédito Rural de Luz - CREDILUZ.        
13/02/1989 - A CREDILUZ iniciou suas atividades com o apoio da Copagro, que cedeu suas instalações.
02/01/1998 - O Sicoob Crediluz inaugura em Estrela do Indaiá/MG, seu PAC (Posto de Atendimento Cooperativo), hoje chamado de PA.

1ª DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Otaviano Izidorio de Carvalho
Vice-Presidente: Luiz Antônio Garcia de Carvalho
Secretário: Idelmar José de Oliveira

1º CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Carlos Paulinelli Rabelo
Ronaldo Araújo Resende
Silvério Coimbra de Carvalho

1º CONSELHO FISCAL

Luiz José de Oliveira
Alganásio Basílio Vieira
Noé Junqueira de Araújo

20 PRIMEIROS ASSOCIADOS

Otaviano Izidorio de Carvalho
Luiz Antônio Garcia de Carvalho
Idelmar José de Oliveira
Carlos Paulinelli Rabelo
Silvério Coimbra de Carvalho
Ronaldo Araújo Resende
Osmane Garcia de Carvalho
Geraldo Pinto Fiúza
Alganásio Basílio Vieira
Washington Fiúza Paulinelli
José Joaquim da Silva
José Silvério Botinha
Antônio Garcia de Campos
Paulo Garcia de Carvalho
Silvério Paulinelli Rabelo
Robinson Caetano Paulinelli
Paulo Paulinelli de Carvalho
Luiz José de Oliveira
Paulo Roberto Gomes de Almeida
José Ferreira de Assunção

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

Com o fechamento do Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC) decretado pelo Presidente Fernando Collor, a cooperativa teve que parar temporariamente suas atividades pouco tempo depois de sua abertura, uma vez que não era possível fazer compensação de cheques. Mesmo com portas fechadas, o SICOOB CREDILUZ contou com a solidariedade de seus associados, que compreenderam o motivo. Em conjunto com outras cooperativas e sob orientação da Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Crediminas), buscaram soluções para atender os associados e solucionar a paralização; onde firmaram um convênio com o Banco do Brasil para compensar os cheques e realizar outros serviços interbancários. Desde 1998, as cooperativas de crédito tiveram grande avanço, principalmente com a criação do Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB). Ele tem grande credibilidade perante os órgãos governamentais, repassando recursos financeiros com taxas menores, fazendo um bom trabalho para lançar novos produtos e facilitando a vida dos associados.

Em 26/08/2008 os 20 primeiros associados são homenageados numa noite de muita festa em comemoração aos 20 anos do Sicoob Crediluz. Veja na Galeria de Fotos.

Em novembro de 2010 o Sicoob Crediluz inicia a construção de sua nova sede que hoje faz uma grande diferença. Veja a evolução na Galeria de Fotos.

Em 07/01/2014  o Sicoob Crediluz inaugura sua nova sede, com mais espaço, bonita, organizada, permitindo ao associado conversar com o colaborador com mais privacidade.

Em 2016 o Sicoob Crediluz adquiri um imóvel próprio em Estrela do Indaiá, enfatizando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento de Estrela do Indaiá. Com inauguração prevista para 2017 a agência promete assegurar ao cooperado mais comodidade e privacidade no tratamento de suas demandas,com uma agência moderna e ampla para o melhor atendimento.

SITUAÇÃO ATUAL

O SICOOB CREDILUZ atua em Luz e região desde 1989. Ele vem desempenhando seu papel financeiro e social junto a seus associados e suas comunidades, baseando-se nos princípios de ajuda mútua, solidariedade, democracia e participação; fazendo cumprir sua missão de “Gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados  e  às  suas  comunidades”.

Hoje o SICOOB CREDILUZ possui sede própria. Tem também um posto de atendimento (PA) em Estrela do Indaiá, uma equipe de funcionários treinados e empenhados, uma diretoria dedicada, um conselho de administração e fiscal compromissados com o desenvolvimento econômico e social e uma cooperativa central competente que caminha lado a lado com os ideais da instituição e aspirações dos associados.

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

A Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda – Sicoob Central Crediminas é uma cooperativa de segundo grau, responsável pela coordenação e centralização dos processos operacionais e de representação das suas cooperativas singulares filiadas.

O Sicoob Central Crediminas existe desde 1988, para efetuar a centralização financeira, a fiscalização e o assessoramento nas áreas de crédito, economia, tecnologia, contabilidade, comunicação e marketing, organização e métodos, jurídica e capacitação profissional das cooperativas que a integram.

BANCOOB

O Banco Cooperativo do Brasil S.A. - Bancoob é um banco comercial privado especializado no atendimento a cooperativas de crédito, cujo controle acionário pertence a entidades filiadas ao Sicoob. Seu trabalho é orientado para manutenção de um relacionamento estreito, cordial e transparente com as cooperativas, satisfazendo suas necessidades e buscando a melhoria contínua de processos.

Desde a sua constituição, em 1996, a instituição financeira vem construindo uma história baseada na gestão estratégica dos negócios e no trabalho integrado, com a finalidade de estimular o desenvolvimento do cooperativismo de crédito no País. Trata-se de uma organização formada por pessoas e para pessoas que têm um sonho comum: diminuir as desigualdades sociais existentes nos municípios brasileiros, por meio da democratização do acesso a produtos e serviços financeiros.

Ao mesmo tempo em que coloca em prática os ideais cooperativistas, o Bancoob busca soluções para incrementar o portfólio das cooperativas, desenvolvendo ações que priorizam a decisão colegiada e a gestão de controles e riscos. Para alcançar esse objetivo, expandiu o campo de atuação e formou seu conglomerado.

Atualmente, o banco é sócio da Bancoob DTVM, da Cabal Brasil e da Ponta Administradora de Consórcios. Por questões normativas, políticas e econômicas, cada empresa possui uma estrutura adequada aos negócios e desenvolve ações estratégicas para beneficiar as cooperativas.

SICOOB CONFEDERAÇÃO

A Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda. - Sicoob Confederação é uma cooperativa de terceiro grau, segundo a legislação cooperativista e, como instituição, possui personalidade jurídica própria. Foi constituída pelas cooperativas centrais do Sistema - Centrais Sicoob, com a finalidade de defender seus interesses, promovendo a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica. Define ainda, políticas e estratégias de comunicação e marketing, principalmente em relação à marca Sicoob.

Por meio da Confederação, as cooperativas de crédito do Sicoob, de primeiro e segundo nível, têm acesso a serviços de auditoria direta e indireta, ouvidoria e relacionamento com associado, capacitação de pessoas, informações gerenciais e soluções tecnológicas como o Sisbr - Sistema de Informática do Sicoob. Criado em 2001, o Sisbr integra operacional e nacionalmente as cooperativas do Sicoob, agregando o que há de mais moderno da área de tecnologia para proporcionar toda a infraestrutura e facilidade que o negócio precisa.

A Confederação representa a materialização da proposta de consolidação, organização e fortalecimento do Sicoob, com vistas à atuação sistêmica, formando, em conjunto com as Cooperativas Centrais, Cooperativas Singulares e o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), uma grande rede compartilhada. A representação das cooperativas do Sicoob também é exercida em parceria com os demais sistemas cooperativos, por intermédio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), na busca do aperfeiçoamento da regulamentação que disciplina o segmento. Em sintonia, os órgãos cooperativos ampliam o campo de atuação, fazendo esforço adicional em benefício de todos.

Entre em contato conosco: