O Seminário de Agro aconteceu no dia 30/08/19, no auditório do Sicoob Crediluz com a presença dos Produtores Rurais de Luz e região. 

O Presidente do Conselho Administrativo, Washington Paulinelli e o Diretor de Negócios Guilherme Oliveira, abriram o evento dando as boas vindas aos participantes e ressaltando a importância de estarmos unidos buscando a evolução do Agronegócio e consequentemente do município de Luz.


Iniciando as palestras, o Professor João César, que é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Economia Rural e Doutor em Produção Animal, veio falar sobre o Cenário Econômico e seus impactos no Agronegócio Brasileiro, com ênfase na cadeia leiteira. Mostrou em forma de linhas do tempo, informações como: consumo per capta de lácteos, consumo de leite e derivados, e preço do leite no Brasil. 



Além de explicitar a produção de leite a nível mundial com o Brasil em terceiro lugar, o crescimento da produção no Brasil em relação à média mundial, os preços internacionais, o preço do milho e da soja, tendências do mercado, dentre outros dados que são de fundamental importância para direcionar o Produtor Rural em sua atividade e tornar as decisões mais assertivas.  

Fernando Afonso, produtor de Leite em Pompéu/MG falou sobre os desafios e oportunidades na atividade. Em 1996 assumiu a fazenda do pai onde existia uma produção diária de 700 litros de leite. A partir daí, com muito trabalho, assistência agrônoma, controle zootécnico e nutricional, foi desenvolvendo a propriedade. 

Segundo ele, rebanho bem alimentado, com volumoso de excelente qualidade, equipe capacitada, motivada e uma gestão de qualidade são chaves para o sucesso. Hoje, Fernando tem uma produção de 10.000 litros de leite dia.