Recentemente o Sicoob Crediluz implantou a pesquisa de satisfação e governança na cooperativa, o objetivo foi identificar oportunidades de melhoria nas agências, além de avaliar a satisfação geral  e a satisfação com a governança. Participaram da pesquisa 432 associados das agencias de Luz, Estrela do Indaiá, Sabará, Nova Lima e PA Digital.

A pesquisa por sua vez foi apresentada ao Conselho de Administração do Sicoob Crediluz em reunião ordinária no dia 30/04, onde foi possível discutir em conjunto uma série de medidas em atendimento às solicitações dos cooperados. O PA Digital e a agência de Nova Lima não foi identificado através da pesquisa oportunidade de melhorias, constatando um bom nível de satisfação dos associados entrevistados. Ressalta-se que as tratativas passaram por um filtro, avaliando-se o impacto das mudanças e considerou-se principalmente as principais reclamações mediante terem aparecido com maior frequência. Abaixo seguem as sugestões dados pelo conselho e área de negócios com suas respectivas tratativas.


A seguir acompanhe a solicitação do cooperado de Luz e sua respectiva tratativa.

  • Solicitação: Dia de pagamento abrir mais cedo. Tratativa: Atendimento prioritário começa mais cedo de 09:00 as 11:00 horas, todos os dias, para que dessa forma evite grandes aglomerações e filas na porta da agência.
  • Solicitação: Mais caixas eletrônicos. Tratativa: Será adquirido no segundo semestre o terminal de auto atendimento  retroalimentador (o próprio terminal recebe o depósito e disponibiliza o dinheiro para saque), pedido já foi feito junto ao fornecedor e a cooperativa aguarda a entrega; Mudança no horário de funcionamento dos terminais de autoatendimento de 06:00 as 21:00 horas.
  • Solicitação: Muita fila. Tratativa: A cooperativa está incentivando o uso dos canais alternativos, limitando o uso dos caixas conforme regra de utilização, inclusive com divulgação nas mídias digitais e incentivando o uso dos correspondentes cooperativos, sendo 4 correspondentes disponíveis para o cooperado realizar suas transações e pagamentos.
  • Solicitação: Pudesse escolher o próprio gerente. Tratativa: A escolha do próprio gerente como acontecia anteriormente foi substituído pela segmentação da agência por tipo de atividade, facilitando a tratativa das demandas. Essa foi uma iniciativa do Sicoob Confederação em atendimento ao projeto de carteirização e segmentação, para que o Sicoob Crediluz pudesse ofertar um atendimento personalizado ao cooperado.
  • Solicitação: Abastecimento de todos os caixas eletrônicos. Tratativa: Está acontecendo o abastecimento de todos os terminais de auto atendimento diariamente, para que não haja falta de dinheiro durante o uso dos terminais pelos associados.
  • Solicitação: Informar ao associado a importância de sua participação nas Assembleias, seus direitos e deveres e sobre os projetos sociais desenvolvidos e apoiados pelo Sicoob Crediluz. Tratativa: Após a realização da Assembleia da Cooperativa, adotou-se a realização de vídeos para divulgação das deliberações e divulgação dos projetos sociais desenvolvidos pelo Sicoob Crediluz. As divulgações podem ser vistas nas mídias sociais da cooperativa.
  • Solicitação: Uma sugestão seria em relação ao atendimento, é bom sim, mais em alguns quesitos pode melhorar, buscando personalizar melhor e direcionar o atendimento. Tratativa: Está sendo realizado maior filtro da telefonista quanto a demanda do cooperado, no sentido de direcionar ao responsável pela solução do problema. A mesma possui agora uma lista com relação dos nomes dos colaboradores e o que cada um resolve dentro de suas atribuições, para facilitar o direcionamento. Outra medida adotada foi aumentar a quantidade de colaboradores no posso ajudar, contando hoje com 2 pessoas, para ajudar no direcionamento das demandas e personalizar o atendimento ao cooperado.
  • Solicitação: Reduzir a taxa de juros cobradas no cheque especial. Com a inflação baixa, poderia estudar a redução dos mesmos! Obrigado! Tratativa: O limite de cheque especial assim como da conta garantida pode ser adquirido em melhores condições pelo aplicativo, o que já está disponível ao cooperado via fábrica de limites. Comparativamente através de estudo junto ao site do Banco Central, nota-se que as taxas praticadas na cooperativa são menores do que em outras instituições financeiras.
  • Solicitação: Mais agilidade nos retornos para os associados. Tratativa: Todos os gerentes e alguns assistentes possuem o WhatsApp corporativo para contactar o cooperado e informar sobre o andamento de suas demandas. Recentemente estendeu-se o atendimento pela ferramenta e o horário passou a ser de 08:00 as 18:00 horas.
  • Solicitação: Explicar de forma, mais clara e objetiva as taxas adicionais cobradas, assim como do pacote de serviços. Tratativa: Existe dentro da agência um cartaz informativo com os valores e benefícios dos pacotes de serviços, o que também pode ser verificado via contato com os gerente e/ou assistente via canais de comunicação. Os gerentes e assistentes foram orientados a informar de forma mais clara e objetiva as tarifas cobradas em conta corrente devido ao uso de produtos e serviços.


A seguir acompanhe a solicitação do cooperado de Estrela do Indaiá e sua respectiva tratativa.

  • Solicitação: Maior opções de investimentos. Tratativa: Conselho de Administração aprovou a alteração da política de captação no que tange a disponibilidade de outras modalidades de investimento no produto RDC, já disponível aos cooperados. Através de assinatura de termo de adesão, à cooperativa aderiu aos fundos de investimentos disponibilizados pelo Bancoob, os quais estão disponíveis aos cooperados.
  • Solicitação: Redução da taxa do cheque especial. Tratativa: O limite de cheque especial assim como da conta garantida pode ser adquirido em melhores condições pelo aplicativo, o que já está disponível ao cooperado via fábrica de limites.
  • Solicitação: Taxas e tarifas altas. Tratativa: Conselho de Administração aprovou a redução de algumas taxas de juros de linhas de crédito.
  • Solicitação: Dar prioridade nas contratações para pessoas da cidade. Tratativa: Os processos de seleção a partir dessa data darão prioridade às pessoas de Estrela do Indaiá. Recentemente foi contratado uma pessoa para ingressar na agência e a mesma é do próprio município.
  • Solicitação: Anuidade do cartão de crédito alta. Tratativa: Já está disponível nos cartões de crédito do Sicoob a nova modalidade, alterada de anuidade para mensalidade, que varia de acordo com o consumo/uso do limite do cartão.
  • Solicitação: Poderia realizar mais eventos no município de Estrela do Indaiá. Tratativa: Os eventos em Estrela do Indaiá serão realizados conforme a necessidade identificada pela cooperativa, analisando a sazonalidade e oportunidades para os cooperados e serão considerados no planejamento anual da cooperativa.


A seguir acompanhe a solicitação do cooperado de Sabará e sua respectiva tratativa.

  • Solicitação: Pouco produto para investir. Tratativa: Conselho de Administração aprovou a alteração da política de captação no que tange a disponibilidade de outras modalidades de investimento no produto RDC, já disponível aos cooperados. Através de assinatura de termo de adesão, à cooperativa aderiu aos fundos de investimentos disponibilizados pelo Bancoob, os quais estão disponíveis aos cooperados.