Inaugurado em fevereiro de 2020, o Espaço do Cooperado veio para estreitar ainda mais o relacionamento com o cooperado, através do desenvolvimento de práticas regulares e continuadas voltadas para a educação, a inovação e a tecnologia, afim de trabalhar o desenvolvimento dos cooperados e das comunidades. Logo se iniciou a quarentena, o espaço ficou indisponível para a realização das ações e projetos. 

Recentemente, com os devidos cuidados e recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, o Espaço do Cooperado retoma as atividades com agendamento prévio e capacidade máxima de 13 pessoas. Os cooperados podem desfrutar de toda estrutura sem custo, podendo realizar reunião de negócios, um grupo de estudos ou simplesmente um bate papo com os amigos.

Na última semana, a Agente Local de Inovação, Graziele Lopes, fez o uso do Espaço para realizar uma consultoria do ALI, que é um Programa do Sebrae que atua no acompanhamento gratuito de empresas de pequeno porte, buscando promover a melhoria da produtividade dos negócios, a partir de ações de inovação, em produtos e serviços, práticas sustentáveis e digitalização. A implementação do Programa Ali na comunidade de Luz é uma parceria entre o Sicoob Crediluz e o Sebrae Minas.